“O Campus”
Pirassununga é uma cidade privilegiada que fica às margens da Via Anhanguera, a 210 km de São Paulo, a 100 km de Campinas e igual distância de Ribeirão Preto, em região de acesso muito fácil, de terras férteis e de clara vocação para a produção de alimentos.
Era uma fazenda que em 1945 iniciou suas atividades como Escola Prática de Agricultura Fernando Costa e, em outubro de 1989, tornou-se Campus da USP.
O Conselho Universitário da Universidade de São Paulo (USP) aprovou dia 13/10/2015, por unanimidade, a proposta de autoria do Prof. Dr. Ricardo de Albuquerque, que visava a reinserção do nome de Fernando Costa à denominação “Campus da USP de Pirassununga”. Desde o final dos anos de 1950, a Escola Prática de Agricultura (EPA) de Pirassununga já tinha a denominação de “Fernando Costa”. O mesmo se deu com o IZIP – Instituto de Zootecnia e Indústrias Pecuárias e o CIZIP – Centro Intraunidade de Zootecnia e Indústrias Pecuárias “Fernando Costa”.
De acordo com as palavras do reitor Prof Dr Marco Antonio Zago: “É uma justíssima homenagem a essa personalidade que foi secretário estadual da Agricultura, ministro da Agricultura, interventor federal em São Paulo e foi o responsável pela criação do Instituto Biológico, do Museu Agrícola, do Parque da Água Branca e da Escola Prática de Agricultura, que deu origem ao campus de Pirassununga” (Jornal USP, 2016)
O Campus USP Fernando Costa, o maior em área contígua desta Universidade, é administrado pela Prefeitura do Campus Fernando Costa (PUSP-FC) e conta com mais de 2200 hectares de área total. Nessa área, merecem destaque: aproximadamente 1000 ha de pastagens tropicais, 300 ha de culturas anuais, instalações zootécnicas e rebanhos de bovinos de corte e leite, suínos, equinos, caprinos, ovinos, búfalos, coelhos e peixes, matadouro-escola, lacticínio, centro de eventos, anfiteatro, colônias e moradia estudantil, Unidade Básica de Saúde (UBAS) e refeitório, além de setor de esportes, reservas florestais e ecológicas permanentemente monitoradas, vida silvestre, trilhas ecológicas, represas e sistema de captação de água.
É uma das únicas Universidades do mundo que possui a cadeia produtiva animal completa, desde a fase do nascimento até o abate, contando com uma estrutura moderna de laboratórios, fábrica de rações, produção agrícola, laticínios, abatedouro, seção de vendas, hospital veterinário, melhoramento genético, reprodução e bem estar animal.
Modernos equipamentos e implementos agrícolas, sistemas de irrigação e a adoção de eficientes técnicas garantem ao Campus a produção de alimentos destinados aos animais utilizados nos experimentos e nas atividades didáticas. Além disso, tal produção também é uma das fontes de suprimento dos restaurantes universitários da USP, especialmente no que se refere a carnes processadas e in natura, leite e derivados (sorvetes, queijos, iogurtes, por exemplo), com certificado de registro do Serviço de Inspeção de São Paulo (Sisp).
Atualmente o Campus engloba as seguintes unidades:
Prefeitura do Campus USP Fernando Costa – PUSP-FC